(65) 3623-1470
Cuiabá, 29 de Março de 2024

Notícias

Governador pede liberação de recursos para mobilidade urbana

Governador pede liberação de recursos para mobilidade urbana

DA REDAÇÃO Gcom-MTé MT

 

Com objetivo de pleitear a liberação de recursos para a mobilidade urbana de cidades polo de Mato Grosso, o governador Pedro Taques desembarcou em Brasília, nesta quarta-feira (21.10), onde se reuniu com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Os cinco projetos levados pelo chefe do Executivo somam R$ 87 milhões em investimentos. 

As propostas preenchem os requisitos para serem incluídas na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) da pasta federal. A primeira delas prevê a restauração e duplicação com ciclovia, do total de 75,77 quilômetros, em trechos da MT-010, MT-030 e MT-251, na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. 

O governador solicitou também aportes financeiros para a restauração e duplicação com ciclovia de 3 km das Avenidas Tancredo Neves e Aeroporto localizadas em Cáceres; a restauração e duplicação de 3,1 km da Avenida W Onze, no município de Rondonópolis; a restauração e duplicação de 8,8 km da Avenida Filinto Muller, em Várzea Grande; e a restauração e duplicação com ciclovia e ciclofaixas de 26,5 km da MT-040, que liga a capital a Santo Antônio de Leverger. 

Para o ministro Kassab, os projetos são importantes pois irão contribuir com o desenvolvimento das regiões polo do estado. “Vamos dar aos projetos a atenção que eles merecem. Vamos nos esforçar muito para que eles sejam viabilizados por meio de parceria com o Governo Federal”, afirmou. 

O investimentos em mobilidade urbana no estado estão previstos no Plano de Governo de Pedro Taques, no eixo número três “Cidades Para Viver Bem – Municípios Sustentáveis”. Segundo o chefe do Executivo, o acesso universal às cidades é uma prioridade da gestão. 

“Trouxemos essas cinco demandas inicialmente porque entendemos que são municípios que muito contribuem com Mato Grosso. É claro que queremos levar mais demandas de todos os municípios. Um Governo não pode estar focado em realizar apenas grandes obras e investimentos. Precisamos pensar no cidadão e na sua necessidade na cidade onde vive”, declarou. 


Taques ainda convidou Kassab a vir a Mato Grosso para participar do lançamento do programa Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá, previsto para ocorrer no próximo dia 26. O pacote de investimentos de construção, reconstrução e manutenção de rodovias tem previsão orçamentária de R$ 1 bilhão. 

A proposta do governo é que, em breve, otros projetos de mobilidade urbana sejam encaminhados à Brasília a fim de beneficiar outras cidades polo do estado. Além de Taques, participaram da reunião com o ministro os deputados federais Fábio Garcia, Victório Galli, Adilton Sachetti e Ezequiel Fonseca e o senador José Medeiros.

Conteúdo relacionado